Em linguagem típica de dicionário, os caipiras são as pessoas que vivem na roça ou no mato. Existem várias outras denominações equivalentes, tais como, caboclo, capiau, jeca, matuto, roceiro ou sertanejo. Geralmente ele é tipificado como um indivíduo tímido, acanhado, dotado de pouca cultura e educação formal.
É sabido que em outros países também existem piadas de caipiras ou seus equivalentes locais. No Brasil três pessoas tiveram importante participação na formação da visão e estereótipo dos caipiras que temos hoje. Foram elas:
- Monteiro Lobato que criou o personagem Jeca Tatu, um caipira adoentado, usado como “garoto propaganda” no combate à doença conhecida como amarelão;
- Amácio Mazzaropi, cineasta e ator, que criou e personificou um personagem, também nomeado Jeca. Este caipira de Mazzaropi é bem típico e correlato com os encontrados nas piadas; e
- Maurício de Sousa, criador do Chico Bento: um menino caipira que representa o confronto da cultura caipira com a urbanização do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário